domingo, março 11, 2012

LAMBERT-SIGISBER


 
ALESSANDRO ALGARDI
ALESSANDRO ALGARDI
(1595-1654)
VIDA E OBRA
Arquiteto e escultor italiano, nasceu em Bolonha  e morreu em Roma. Discípulo de Luigi Carracci, tornou-se rival de Bernini no campo da escultura. Destaca-se sua estátua sentada de Inocêncio X (1645), hoje no Palazzo del Conservatori.
Praticou um barroquismo moderado. Suas obras principais são o túmulo de Leão I (1642-1644; San Pietro, no Vaticano), com o colossal baixo-relevo em mármore representando o encontro de Átila e São Leão, e o busto de Urbano VIII (Louvre). Foi responsável também pela construção e decoração da Villa Doria Pamphili e de Cortile di San Damaso no Vaticano.
Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional, Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda., São Paulo, Rio de Janeiro, volume 12, página 6.342.

 
La flagellazione di Cristo  Kunsthistorisches Museum Vienna

O advento do pontificado de Inocêncio X (1644) durante o qual Bernini - pelo menos inicialmente - caiu em desgraça, marcou o apogeu da fortuna para outro grande escultor, Alessandro Algardi.

Battesimo di Cristo
Cleveland Museum of Art, Ohio


Um dos maiores escultores, desenhistas e arquitetos romanos, Algardi nasceu em Bolonha em 27 de novembro de 1595 e morreu em Roma em 10 de junho de 1654.
As fontes divergem no que concerne à data do seu nascimento, havendo registros de que nasceu em 31 de julho de 1598, ou até mesmo em 1602.

Papa Innocenzo X 
Palazzo dei Conservatori, Musei Capitolini - Roma


. Primeiramente Algardi  foi destinado aos estudos literários, mas logo ingressou na escola de Ludovico Carraci, estudando também com Giulio Cesare Conventi.

St Mary Magdalene - 1628-29 
  San Silvestro al Quirinale, Roma

Algardi tornou-se conhecido por suas obras primorosas, entre as quais citam-se o monumento ao Papa Leão XI;  a estátua de bronze de Inocêncio X, no Palazzo dei Conservatori;  a estátua de São Filipe Neri com o Anjo; as figuras da Fonte de Netuno,  e a tumba do Conde e da Condessa de Monterrey.

Beheading of St. Paul - 1650
San Paolo Maggiore, Bologna


Em 1653 finalizou uma obra notável para o altar do papa Leão I na Basílica de São Pedro, em Roma, que representa o enfrentamento de Leão I com Átila, rei dos Hunos. 

Heracles and the Hydra
Museum of Fine Arts, Budapest, Hungary


Conhecido principalmente como o rival de Bernini, Alessandro Algardi não viveu como luz refletida, mas sempre mostrou sua individualidade autônoma e forte, o que o levou a ser idolatrado pelos estudiosos de sua época e admirado pela aristocracia romana, que encontrou no seu estilo a melhor maneira de expressar a sua dignidade e nobreza.
Fonte: compilação e edição  de vários sites da Internet.
T ADA

Sem comentários: