LAMBERT-SIGISBER
T ADA
ALESSANDRO ALGARDI
ALESSANDRO ALGARDI
(1595-1654)
VIDA E OBRA
Arquiteto e escultor italiano, nasceu em Bolonha e morreu em Roma. Discípulo de Luigi Carracci, tornou-se rival de Bernini no campo da escultura. Destaca-se sua estátua sentada de Inocêncio X (1645), hoje no Palazzo del Conservatori.
Praticou um barroquismo moderado. Suas obras principais são o túmulo de Leão I (1642-1644; San Pietro, no Vaticano), com o colossal baixo-relevo em mármore representando o encontro de Átila e São Leão, e o busto de Urbano VIII (Louvre). Foi responsável também pela construção e decoração da Villa Doria Pamphili e de Cortile di San Damaso no Vaticano.
Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional, Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda., São Paulo, Rio de Janeiro, volume 12, página 6.342.
|
La flagellazione di Cristo Kunsthistorisches Museum Vienna
|
O advento do pontificado de Inocêncio X (1644) durante o qual Bernini - pelo menos inicialmente - caiu em desgraça, marcou o apogeu da fortuna para outro grande escultor, Alessandro Algardi.
|
Battesimo di Cristo
Cleveland Museum of Art, Ohio
|
Um dos maiores escultores, desenhistas e arquitetos romanos, Algardi nasceu em Bolonha em 27 de novembro de 1595 e morreu em Roma em 10 de junho de 1654.
As fontes divergem no que concerne à data do seu nascimento, havendo registros de que nasceu em 31 de julho de 1598, ou até mesmo em 1602.
|
Papa Innocenzo X
Palazzo dei Conservatori, Musei Capitolini - Roma
|
. Primeiramente Algardi foi destinado aos estudos literários, mas logo ingressou na escola de Ludovico Carraci, estudando também com Giulio Cesare Conventi.
|
St Mary Magdalene - 1628-29
San Silvestro al Quirinale, Roma
|
Algardi tornou-se conhecido por suas obras primorosas, entre as quais citam-se o monumento ao Papa Leão XI; a estátua de bronze de Inocêncio X, no Palazzo dei Conservatori; a estátua de São Filipe Neri com o Anjo; as figuras da Fonte de Netuno, e a tumba do Conde e da Condessa de Monterrey.
|
Beheading of St. Paul - 1650
San Paolo Maggiore, Bologna
|
Em 1653 finalizou uma obra notável para o altar do papa Leão I na Basílica de São Pedro, em Roma, que representa o enfrentamento de Leão I com Átila, rei dos Hunos.
|
Heracles and the Hydra
Museum of Fine Arts, Budapest, Hungary
|
Conhecido principalmente como o rival de Bernini, Alessandro Algardi não viveu como luz refletida, mas sempre mostrou sua individualidade autônoma e forte, o que o levou a ser idolatrado pelos estudiosos de sua época e admirado pela aristocracia romana, que encontrou no seu estilo a melhor maneira de expressar a sua dignidade e nobreza.
Fonte: compilação e edição de vários sites da Internet.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário