quinta-feira, maio 10, 2012

Arte Cultural

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                                          Nicolas Poussin - 1635-1637 - A Amamentação de Júpiter
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MITOLOGIA


Contam os mitos mais antigos que Júpiter foi amamentado por uma cabra, e não por sua mãe Réia. A narrativa  afirma que o pai de Júpiter, o Deus do Tempo, Saturno, engolia os filhos logo que nasciam. Saturno sabia, através de um oráculo, que seria destronado por um de seus filhos, tal qual ele próprio fizera, castrando e tirando seu pai Urano do trono.
 

Quando se aproximou o dia do nascimento de Júpiter, Réia refugiou-se na ilha de Creta e lá, secretamente, deu à luz o pai dos deuses e dos homens.
Temendo que Saturno descobrisse o paradeiro do filho caçula, Réia entregou o menino ao cuidado das ninfas, entre as quais Ida, que o escondia numa caverna para que não o encontrassem.

 Assim Júpiter cresceu, tendo como ama de leite a miraculosa cabra Amaltéia,
que em algumas versões era uma ninfa. Ninfa ou cabra, Amaltéia significa a terna, a generosa.


Um dia o deus infante brincava com a ama e quebrou um de seus chifres. Para compensá-la, prometeu-lhe que esse corno despejaria, sempre em abundância, flores e frutos. A Cornucópia (corno da abundância) simboliza a profusão. 

 
Para agradecer à cabra Amaltéia os cuidados recebidos quando criança, o jovem deus Júpiter a colocou no céu, brilhando na constelação de
Capricórnio.


Grécia - Ilha de Creta

  "A   ESCOLA  DE  ATENAS"
RAFFAELLO   SANZIO
(Urbino, Itália, 1483 
Roma, Itália, 1520)



Raffaello Sanzio
Self-portrait
"A Escola de Atenas" ("Scuola di Atenas" no original) é uma das mais famosas pinturas do renascentista italiano Raffaello  e representa a Academia de Platão. Foi pintada entre 1509 e 1510  na "Stanza della Segnatura" sob encomenda do Vaticano. A obra é um afresco em que aparecem ao centro Platão e Aristóteles.  Platão segura o Timeu  e aponta para o alto, sendo assim identificado com o ideal, o mundo inteligível.  Aristóteles segura a Ética  e tem a mão na horizontal, representando o terreste, o mundo sensível. 
A imagem tem sido muitas vezes vista como uma perfeita encarnação do espírito da Alta Renascença. Em "A Escola de Atenas", Raffaello pintou os maiores estudiosos antigos como se fossem amigos que discutiam e desenvolviam as formas de pensar e de refletir a filosofia  em si. Segundo o estudioso Fowler, o título do afresco era "Causarum Cognitio" e que somente após o século XVII passou a ser conhecido como "A Escola de Atenas".


Fonte:
pt.wikipedia.org/wiki/Escola_de_Atenas




"A Escola de Atenas" é um afresco de Raffaello (1506-1510), de 5,00m x 7,00, no Palácio Apostólico, Vaticano
É uma alegoria complexa do conhecimento filosófico profano. Mostra um grupo de filósofos de várias épocas históricas ao redor de Aristóteles e Platão, ilustrando a continuidade histórica do pensamento filosófico.



2: Epicuro


 7: Alcibíades ou Alexandre, o Grande 8: Antístenes ou Xenofonte 9: Hipátia (Francesco Maria della Rovere or Raphael's mistress Margherita.) 10: Ésquines ou Xenofonte 11: Parménides 12: Sócrates 13: Heráclito (Miguel Ângelo). 14: Platão segurando o Timeu (Leonardo da Vinci). 15: Aristóteles segurando Ética a Nicômaco.


17: Plotino
18: Euclides ou Arquimedes acompanhado de estudantes (Bramante)


20: Ptolomeu
R: Apeles (Rafael).




Raffaello
Sanzio (R)

Euclides
(18)


Heraclitus com
o rosto de
Miguel Angelo
 (13)
Platão (14) e
Aristóteles
(15)

Pitágoras (6)

Averróis (5) e
 Pitágoras  (6)

 

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