Adoração da Criança com Santos
|
Auto-retrato
FRA FILIPPO LIPPI
VIDA
Pintor italiano, nasceu em Florença c. 1406 e morreu em Spoleto a 9 de outubro de 1469. Educado pelos freis carmelitas de Santa Maria del Carmine, fez seus primeiros votos em 1421. Pelos afrescos na capela Brancacci daquela igreja, recebeu a influência de Masaccio. Foi Capelão do convento de Santa Margarida em Prato (1456-1461). Apesar de ser monge devoto, teve - conforme o costume do seu tempo - vários casos amorosos; Filippino Lippi foi filho seu.
OBRA
No retábulo da "Anunciação", para a igreja de San Lorenzo em Florença, já se manifestam as características de sofisticação e emotividade que lhe valem duradoura popularidade. Sua paleta é delicada, seu colorido leve. A estrutura espacial é bem cuidada, com figuras e objetos dispostos em diversos planos.
Entre 1441-1447, Lippi pinta o retábulo da "Coroação da Virgem" (Uffizi, Florença). Sua arte adquire nova dimensão com o emprego de maior variedade cromática, detalhes vibrantes e matizes delicados. Desenvolve estilo dotado de grande lirismo, sobretudo na figura da Virgem na "Adoração dos Magos" (National Gallery, Washington, USA). A segunda "Coroação da Virgem" (Pinacoteca Vaticana) evidencia alguma influência de fra Angélico. Obras-primas são a "Virgem na sala do trono" (Louvre) e a encantadora "Madonna in rotonda" (Galleria Pitti).
Nos afrescos para a catedral de Prato (1452-1464) Lippi trata cenas tradicionais da vida de santo Estêvão e são João com nova graça, criando obras de grande força e beleza. Em 1466 inicia seu último trabalho, os afrescos para a abside da catedral de Spoleto, que devido ao seu estado de saúde foram executados principalmente por seus discípulos.
Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional, Enciclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasil, volume 13, pág. 6893.
|
Adoração dos Magos
|
Circuncisão
|
Coroação da Virgem
|
Coroação da Virgem - 1469
|
Madona no Trono com Santos
|
The Annunciation with two Kneeling Donors
|
Sem comentários:
Enviar um comentário