MUITA ALEGRIA ANIMOU O CARNAVAL EM GOA
O Carnaval em Goa é um festival único na Índia e é uma herança cultural portuguesa que nos últimos anos tem despertado um crescente interesse, não só da parte da população, como também da parte das autoridades goesas.
Trata-se de uma forma de promover o turismo naquele antigo território português e de estimular uma das expressões da cultura goesa que tanto a distinguem das outras partes da Índia, pelo que o Governo de Goa convidou a população para participar nos festejos e incentivou as pessoas a usar trajos carnavalescos.
Organizado em moldes semelhantes aos carnavais portugueses e brasileiros, o Carnaval de 2003 foi entusiasticamente festejado pelos goeses e prolongou-se por 4 dias com a apresentação de um colorido corso constituído por 79 carros alegóricos que desfilaram em Pangim no dia 1 de Março e, nos dias seguintes, nas cidades de Margão, Mapuça e Vasco da Gama.
No animado corso que foi aplaudido por milhares de pessoas nas 4 principais cidades goesas, não faltaram os reis do Carnaval que este ano foram protagonizados por Basílio Soares de Pangim e por Vanessa Rodrigues de Candolim.
As festividades carnavalescas envolveram muitas associações e grupos organizados e tiveram a particularidade de, entre muitas outras iniciativas, também incluir um Festival do Entrudo, uma reconstituição do Carnaval de outros tempos, para que as novas gerações pudessem apreciar como era vivido antigamente.
Luis MACIEL Pravda.Ru Lisboa PORTUGAL
Sem comentários:
Enviar um comentário